sábado, 25 de outubro de 2014

Mancha gigante de lixo plástico no oceano


Existe duas Manchas gigantes que ficam no meio do oceano Pacífico e, juntas, têm o dobro do tamanho dos Estados Unidos! 

São depósitos de lixo flutuante onde se encontra todo tipo de resíduo,de cones de trânsito, brinquedos, tênis, malas de viagem, garrafas e bonecas. Estima-se que esta imensa quantidade de lixo tenha 1.000Km de extensão, pese 100 Milhões de toneladas e atinja 10 metros de profundidade, indo da costa da Califórnia, atravessando o Havaí e chegando na metade do caminho para o Japão! 


O pior é que este desastre ecológico só aumenta: o volume de plástico no Pacífico mais que triplicou nos últimos dez anos. Segundo o pesquisador Charles Moore, da Algalita Marine Research Foundation, entidade americana que trabalha na proteção da vida marinha, já foram encontrados todo tipo de lixo no estômago dos animais marinhos que vivem nesta região, como tartarugas marinhas que comeram isqueiros e pássaros mortos com o estômago cheo de plástico.

                                          Ave morta com o estômago cheio de plástico

Em algumas regiões do oceano Pacífico, as correntes marítimas se movimentam em círculos, formando enormes “redemoinhos”. O lixo que entra nessas áreas, após vagar pelos oceanos de todo o planeta, fica preso nas correntes, formando as duas manchas gigantes de plástico.

Pesquisadores ainda quebram a cabeça para encontrar um jeito de se livrar desse lixo. Apesar de trabalhoso, retirar os resíduos da superfície seria a parte mais fácil. O problema é o que está abaixo dessa camada. 
Como o plástico se quebra em pedaços quase microscópicos, remover essa “sopa plástica” significaria tirar também a água do mar com micro-organismos vivos, o que causaria um impacto ambiental ainda maior. Uma possível saída seria criar uma substância que fizesse uma faxina na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas úteis e Noticias - Tudo sobre Atualidades