quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Alimentos mais contaminados com agrotóxicos




O uso de agrotóxicos na produção agrícola é uma rotina bastante comum, mas, o problema é o que chega até nossa mesa, alimentos contaminados por elementos tóxicos que têm sido preocupação no âmbito de saúde pública. Um estudo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), iniciado em 2001, mostra que muitos dos alimentos que consumimos normalmente estão contaminados.

Não se deixe levar pela aparência bonita e brilhante das frutas e verduras, o produtor, muitas vezes, não está nem um pouco preocupado com a saúde de quem come aquilo que ele produz, o importante é o retorno financeiro, utilizando em alguns casos, compostos químicos que não estão nem registrados pela Anvisa. Mesmo depois de lavados, os agrotóxicos permanecem, em nossas frutas e verduras, causando um mal imenso a nossa saúde, principalmente em crianças.

Segundo a própria Anvisa, os agrotóxicos “são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer”.

O Projeto de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), realizado pela Anvisa em conjunto com os órgãos de vigilância de 25 estados participantes, mais o Distrito Federal, analisou diversos legumes, frutas e vegetais para ver o quão contaminado eles estavam.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), analisou 2.488 amostras de 18 vegetais, das quais 28% estavam insatisfatórias para o consumo.



Estudos apontam que o ser humano ingere uma média de 5,2 litros de agrotóxico todos os anos. Cada fruta ou verdura que nos alimenta tem sido altamente tratado com pesticidas que procuram evitar pragas e, assim, grandes perdas na produção agrícola.

O mercado brasileiro de agrotóxicos é o maior do mundo, com 107 empresas aptas a registrar produtos, e representa 16% do mercado mundial. Somente em 2009, foram vendidas mais de 780 mil toneladas de produtos no país. Além disso, o Brasil também ocupa a sexta posição no ranking mundial de importação de agrotóxicos.

O curioso (e controverso!), é que esses alimentos, muitas vezes são consumidos com o objetivo de ganhar saúde.

Veja abaixo os mais contaminados;


TOMATE


No Brasil, foram encontrados substância químicas impróprias em 44% dos tomates analisados. Até mesmo produtos proibidos, como os metamidofós, estavam presentes nas amostras.



ARROZ


O nosso arroz com feijão básico de cada dia pode não ser tão saudável assim. A Anvisa descobriu que 16% das amostras apresentavam substâncias não permitidas.


MAMÃO


Estudos da Anvisa mostram que 20% da produção pode estar contaminada com níveis acima do permitido por substâncias não autorizadas.


UVA


Altamente contaminadas com agrotóxicos dos mais variados, por ser uma fruta de plantio sensível. Entre as amostras analisadas pela Anvisa, 27% foram reprovadas.


LARANJA


Na nossa grande fonte de vitamina C, 26% das amostras analisadas pela Anvisa apresentaram substâncias não autorizadas para uso.


ALFACE


A folha mais comum em saladas, apresenta níveis alarmantes de contaminação. Das 135 amostras analisadas, mais de 40 % estava contaminada.


PEPINOS


O pepino é o quarto colocado entre os vegetais mais contaminados, tendo 44% da produção com níveis inadequados de agrotóxicos, segundo a Anvisa.


MORANGO


Mesmo não sendo natural do Brasil, o morango é uma fruta que faz muito sucesso por aqui e já foi incorporada à nossa cultura. Para darem conta de atender a uma demanda tão alta, os agricultores têm abusado das substâncias tóxicas e o morango lidera o ranking de frutas contaminadas. Nada menos que 59% das amostras analisadas pela Anvisa estavam impróprias para consumo.


CENOURA


A cenoura é o segundo legume mais contaminado no país. Segundo a Anvisa, 67% das amostras analisadas apresentaram resultados insatisfatórios.


PIMENTÕES


Os pimentões são os campeões em contaminação. Mais de 80% das amostras coletadas no último estudo da Anvisa apresentaram irregularidades. Foram encontrados resíduos de 15 pesticidas diferentes.
Para se evitar a contaminação por agrotóxicos, o ideal é consumir produtos orgânicos, o que nem sempre é possível, pelo fato dos orgânicos serem caros e dificilmente encontrados nas grandes cidades. A dica é sempre lavar os alimentos antes de consumi-los, lembrando que os agrotóxicos são a segunda causa de intoxicação no país, ficando atrás apenas dos medicamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas úteis e Noticias - Tudo sobre Atualidades