sábado, 1 de novembro de 2014

O que é o Soluço?




Você possivelmente já soluçou alguma vez, se ainda não, vai soluçar, todo mundo soluça em algum momento de sua vida, principalmente os bebês.

Geralmente ouvimos que comer rápido, beber refrigerante ou rir muito pode causar soluço e as pessoas apelam para todo tipo de simpatia, como amarrar uma meia velha no pescoço, colocar uma linha na testa ou tomar um susto, por exemplo. Entenda abaixo.

É normal bebês bem novinhos soluçarem bastante. No primeiro mês de vida, o bebê soluça todo dia, e mais de uma vez por dia, assim como soluçava dentro da barriga da mãe, explica a pediatra Sandra de O. Campos, da Universidade Federal de São Paulo. No útero, acredita-se que o soluço no feto tem a ver com exercícios respiratórios, antes do nascimento. Uma pesquisa recente do pesquisador Daniel Howes, sugere que os soluços podem ter evoluído como uma maneira para os bebês expelirem o ar do estômago de modo que possam mais eficazmente sugar o leite da mãe. Muitas vezes a posição da amamentação ou da mamadeira faz com que o bebê engula muito ar, possivelmente desencadeando soluços, por isso procure sempre posicioná-lo com a cabeça mais elevada, veja dicas neste vídeo, clique aqui

De acordo com os especialistas, os soluços são produzidos por uma contração involuntária do diafragma  (Um músculo que separa o tórax do abdômen, fica na base do Pulmão e se contrai para nos ajudar a inspirar e expirar). Esta contração dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, o que gera o som de "hic" característico. Na maioria das vezes é inofensivo, possui uma frequência média de quatro por minuto e desaparece espontaneamente em alguns minutos.

Os soluços não têm nada a ver com a respiração. Geralmente ocorre quando exageramos na comida, bebidas gasosas, muito quentes ou geladas. Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.

No entanto, as crises de soluço podem ser recorrentes ou persistentes e terem como causa problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.

Existe uma série de manobras simples, que podem ser úteis no controle das crises de soluço. Algumas, de fato funcionam. É o que acontece quando o paciente interrompe a respiração ou respira dentro de um saco de papel por alguns segundos, pressiona os joelhos dobrados contra o peito ou puxa a língua para provocar vômitos e eructações, a fim de aliviar a pressão dentro do estômago. No entanto existe várias manobras caseiras que vale a pena tentar, segue algumas abaixo.


  • Prenda a respiração por alguns segundos;
  • Engula uma porção de açúcar cristal (uma colher de chá), miolo de pão ou gelo moído;
  • Chupe uma fatia de limão;
  • Respire repetidamente dentro de um saco de papel;
  • Faça gargarejos com água;
  • Puxe sua língua para provocar reações de vômito;
  • Coce o céu da boca com um cotonete de algodão;
  • Erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles.

Todavia, procure um médico se as crises durarem mais de 24 horas, principalmente se interferirem com o sono. Soluço crônico usualmente requer acompanhamento neurológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dicas úteis e Noticias - Tudo sobre Atualidades